O adversário desta tarde tem vindo a melhorar de forma depois da mudança no comando técnico de Lito Vidigal para José Mota. O experiente treinador trouxe a esta equipa mais confiança e outra forma de estar no jogo. A equipa tem estado bem no capítulo defensivo e ganhou outra vida com as ideias que José Mota implementou. O Desp. Aves neste momento vem de jogos sem perder e transpira confiança, assim sendo, o jogo de hoje acaba por surgir no melhor momento para esta equipa.
A equipa da Vila das Aves pressiona muito e a quase todo o campo, demonstrando a agressividade que é conhecida das equipas de José Mota, no momento da Organização Defensiva. Tissone, o médio mais recuado do meio campo, é uma das referências da equipa na recuperação da bola.
No momento de transição ofensiva a primeira ideia é tentar colocar no espaço para que os três jogadores mais ofensivos ataquem a profundidade.
Em organização ofensiva tem um papel muito importante Vítor Gomes, médio centro, que é um dos elemento da equipa que mais entende o jogo, tentando servir Derley no pé ou algum dos alas no espaço. Amillton jogador de corredor lateral que acaba por derivar algumas das vezes para o corredor central para ganhar algum espaço, é um jogador rapidíssimo com e sem bola, ganhando muitos metros aos adversários. Outro dos destaques desta equipa é ex-benfiquista Derley, que é uma referência no ataque tanto para o jogo directo, pois é forte fisicamente e assim ganha muitas bolas, funcionando quase como pivot do ataque, como também para o ataque à profundidade.
Acreditamos que nesta tarde o onze de José Mota alinhará no seguinte 1-4-3-3: Adriano Facchini na baliza, os centrais serão Rodrigo Defendi e Diego Galo, o lateral direito será Rodrigo e o esquerdo Nelson Lenho; Tissone será o elemento mais recuado do meio campo que será completado com Vítor Gomes e Paulo Machado; Os três elemento do ataque serão Amilton à direita, Nildo Petrolina à esquerda e Derley como elemento mais ofensivo no centro do ataque.
–