Passada a noite de ontem e a angústia da espera pelos resultados dos exames ao joelho direito do novo maestro do Benfica o pior foi anunciado: rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o que o retira do resto da época.

Posto isto, Rui Vitória terá uma tarefa bastante árdua em descobrir qual a melhor solução para que a equipa continue até final da época a apresentar o bom futebol que tem apresentado nas últimas jornadas do campeonato.

A grande dúvida neste momento será entre manter o 1x4x3x3 (que tão bem tem evoluído), ou o regresso ao 1x4x4x2.

As duas hipóteses são bastante viáveis visto que o Benfica tem profundidade suficiente de plantel para variar entre um e outro sistema com facilidade.

Hipóteses em 1x4x4x2:

  • Jiménez ou Seferovic. Voltar a colocar um parceiro ao lado de Jonas, poderá permitir ao brasileiro pisar terrenos mais recuados onde poderá tentar colmatar a ausência de Krovinovic, através da sua fantástica criatividade.

4x4x2 raul

  • Rafa ou D.Gonçalves, a acompanhar Jonas. Frente de ataque bastante móvel e com critério na forma de organizar o processo ofensivo, permite acrescentar o ataque a profundidade, algo que neste momento existe pouco derivado aos movimentos naturais do artilheiro brasileiro.

4x4x2 rafa

  • Estas hipóteses são bastante válidas, derivado ao nível habitual de competitividade da Liga NOS onde 75% das equipas não apresentam qualquer tipo de dificuldade para o Benfica, daí a inclusão de mais um homem na frente não causará grandes inseguranças nos processos defensivos da equipa.

 

Hipóteses em 1x4x4x3:

  • João Carvalho, a hipótese mais natural a ser escolhida. A qualidade do miúdo da formação deverá ser suficiente para Rui Vitória dar uma oportunidade ao jovem jogador do Benfica. Os poucos minutos que tem esta época (413) não são representativos da enorme qualidade que possuí e demonstra em todos os jogos que entra a elevada criatividade que tem , criatividade esta que poderá acrescentar algo de diferente e irreverente ao jogo do tetra campeão.
  • Zivkovic, com o nível de acerto de decisão que o sérvio possui e a sua capacidade de leitura de jogo penso que poderia estar aqui o elemento-surpresa que falta para atacar o que resta da época.

    4x3x3 JC

  • Samaris, parece contar mais para o treinador como o substituto de Fejsa e a sua inclusão no 11 retira bastante a imprevisibilidade ao jogo do Benfica derivado ao seu índice técnico não ser dos melhores entre os médios benfiquistas. Com o grego creio também que a equipa se tornaria inevitavelmente mais defensiva o que no contexto onde a equipa está inserida não é necessário.
  • Keaton Parks, parece estar a ser preparado para a posição 6, neste momento variar os processos de aprendizagem do jogador não me parece provável que aconteça, logo não será quase com 100% de certezas uma das escolhas do treinador para a vaga deixada pelo criativo croata.
  • Filipe Augusto, neste momento é uma incógnita, não sendo expectável a sua utilização nos próximos tempos, visto que Keaton Parks tem estado nos últimos tempos a ser escolhido em detrimento do brasileiro.

 

Resta então ao treinador encarnado avaliar as opções que tem a sua disposição durante a semana e preparar a equipa da melhor forma possível para vencer o próximo embate no Restelo, rumo ao penta.