Sempre temos defendido por aqui a qualidade de Rafa e o subaproveitamento que o jogador está a ter. Apesar de ter sido dos que mais vezes foi eleito “melhor em campo” o ano passado, tal parece que não é suficiente para os adeptos. Nem para estes, nem para Rui Vitória.

Depois de já termos feito um artigo sobre o bom jogo que Zivkovic fez antes de ficar arredado das escolhas da equipa durante quase 2 meses, desta vez parece que calhou a fava a Rafa.

Analisámos a performance de 20 minutos que Rafa teve frente ao Sporting, a perder 1-0 e onde por isso, seria muito mais provável que a sua qualidade não conseguisse vir ao de cima. No entanto, Rafa conseguiu mexer com o jogo e jogar o futebol que os seus colegas pretendiam – atitude a defender, bola no pé, triangulações e acima de tudo muito critério e cérebro em todas as ações.

Podíamos ter analisado este ou outro jogo, Rafa pensa sempre bem o jogo. O que muitos adeptos não conseguem perceber é que há aspetos técnicos que a confiança ou falta dela desempenham um papel fundamental. A finalização é o maior de todos eles – tal como Ronaldo ilustrou muito bem com o exemplo do ketchup. Um jogador que está com a moral absolutamente de rastos e não sente o apoio da equipa técnica dificilmente conseguirá dar a volta sozinho; principalmente se já o fez o ano passado e parece que de nada adiantou. Contra o SCP, Rafa torna a entrar uns minutos e consegue fazer uma exibição muito próxima da perfeição que quase permite à equipa virar o resultado de 0-1 para 2-1. Consequência deste jogo, logo no jogo seguinte fica de fora. Não vá a moral começar a subir demais e depois Rui Vitória tenha que o colocar a titular no lugar de Sálvio…

Fizemos a análise em vídeo da performance de Rafa e gostávamos que nos ajudassem a perceber em que é que a nossa análise estará errada, porque se por ventura estivéssemos ligeiramente certos, Rafa teria jogado pelo menos uns minutos em Moreira de Cónegos ou para compensar seria titular em Braga – jogo mais importante do ano – facto que sabemos que obviamente não acontecerá.

 

O que acham da exibição de Rafa?

Anúncios