O nosso adversário de hoje da Taça é uma equipa que apresenta uma das ideias mais entusiasmantes deste campeonato. Apresenta-se normalmente num sistema de 1-4-3-3 onde vai alternando a disposição do triângulo do meio campo, dependendo do momento de jogo e do adversário.
Miguel Cardoso conseguiu implementar em Vila do Conde as suas ideias fazendo com que esta seja uma das equipas mais dificil de bater na I Liga.
Ofensivamente, esta equipa apresenta uma construção a 3 jogadores que é feita normalmente por Pelé que baixa para a linha dos centrais. Laterais projetados e abertos e extremos a dar soluções por dentro.
A criação de superioridade em todos os corredores é uma constante, sendo fácil de identificar as situações de 2×1 e muitas vezes de 3×1.
Ruben Ribeiro é um dos maiores desequilibradores desta equipa. Quando consegue solucionar e bem quase todas as ações em que está evolvido, quer numa mudança de flanco, quer num passe de ruptura. Ruben Ribeiro é um dos jogadores mais inteligentes deste Rio Ave.
Apresenta uma organização defensiva consistente, com um bloco médio-alto, onde os médios tentam recuperar a bola o mais à frente possível.
O momento que pode ser explorado por nós, é claramente o da transição-defensiva do Rio Ave, pois devido à projeção dos laterais e ao posicionamento dos centrais haverá concerteza, espaço por explorar nas costas da defesa vilacondense.
Destaque-se também o central Marcelo, e a influência que tem para a boa organização defensiva do Rio Ave.
Hoje Miguel Cardoso deve entrar em campo, com um sistema de 1-4-3-3 formado por Cássio na baliza, a linha defensiva composta por Lionn à direita, Nélson Monte e Marcelo como centrais e à esquerda, visto que é um jogo da Taça de Portugal e pode ser utilizado, acreditamos que Miguel Cardoso dará a titularidade a Yuri Ribeiro, emprestado pelo Benfica.
No setor médio alinhará Pelé, João Novais e Geraldes. À frente serão os habituais titulares, à esquerda Ruben Ribeiro, à direita Óscar Barreto e na frente o ponta de lança Guedes.
Jogo difícil para nós esta noite, mas não impossível. O Rio Ave tem alguns pontos fracos que se Rui Vitória analisou será fácil descortinar.
Um onze forte e com capacidade anímica forte vencerá esta noite.
Leva-me ao Jamor, Benfica!