Estamos em crer que o 11 inicial do Benfica será o mesmo que jogou frente ao Vitória de Setúbal no domingo passado.

11 inicial 13ªjornada.png

Uma das razões que levará o Benfica a jogar em 4-3-3 é o facto de conseguir manter uma organização defensiva em 4-1-4-1, o que jogando com linhas baixas impedirá o jogo interior do FCP. No entanto, parece-nos que o FCP forçará grande parte do seu jogo ofensivo diretamente dos centrais para Marega no lado direito do seu ataque, levando a que Grimaldo esteja mais preocupado com tarefas defensivas do que ofensivas, constituindo assim um grave revés para a fase de organização ofensiva do SLB. A opção por um jogo direto também deverá fazer parte das opções de Rui Vitória, por forma a não perder a bola em fases de construção. Acima de tudo, RV deverá privilegiar a segurança defensiva em detrimento de tudo o resto.

Em função destes pontos (linhas baixas, jogo direto do FCP para Marega, segurança defensiva e jogo direto SLB) há um conjunto de alternativas para este 11 que poderiam ir de encontro a este modelo de jogo:

  • entrada de Eliseu por Grimaldo de forma a ganhar mais força no duelo com Marega;
  • entrada de Samaris por Pizzi para inverter o triângulo habitual do meio-campo caso seja necessário, ou pelo menos, ganhar um elemento de tração mais atrás;
  • colocar Raúl em vez de Jonas para poder disputar a 1ª bola pelo ar no jogo direto.

 

Para nós, este 11 previsível nem é carne nem é peixe…se do meio-campo para a frente temos vários jogadores que sabem jogar com a bola no chão (forma mais eficaz quanto a nós de vencer o FCP), na defesa faltam-nos alguns que podiam ajudar a que o sair a jogar pudesse acontecer. Para o jogo direto, poderá fazer sentido as três alterações que acima indicámos, mas esse é o modelo de jogo que mais se afasta daquele que preconizamos, pelo que, não seria essa a nossa escolha.

Qual acham que será o 11 que Rui Vitória escolherá?