O nosso adversário de hoje da 2a jornada da fase de grupos da UEFA Champions League é o campeão suíço, que não está a passar por uma boa fase, pois em 9 jornadas do campeonato helvético já conta com 3 derrotas e 2 empates.

Raphaël Wicky, o jovem treinador suíço gosta de alinhar num 1-3-4-3 de onde se destaca a linha de 3, que atua frente ao guardião Vaclik, formada por Akanji, mais à direita, Suchy no centro e o colombiano Balanta mais à esquerda.

No meio campo Xhaka, irmão do craque do Arsenal destaca-se como uma das ligações defesa-ataque, ao seu lado tem vindo a atuar Zuffi.

Os alas desta equipa são na esquerda o jovem paraguaio Blas Riveros que esteve a um pequeno passo de ingressar no Benfica, que aparece muito envolvido no ataque do Basileia e o internacional helvético, Lang, do lado direito, mais defensivo.

Na frente o trio é composto por Moha Elyounoussi à esquerda, que aparece muitas vezes em jogo interior, aproveitando também para tentar o remate à baliza, na direita acreditamos que a escolha recairá sobre Renato Steffen em vez do talentoso Oberlin.

Em organização ofensiva o Basel é uma equipa que tenta sempre sair a jogar desde trás aproveitando o à vontade dos seus centrais com a bola nos pés, mas a distância entre sectores faz com que haja muitas perdas de bola nesta fase.

Em organização defensiva verifica-se igualmente uma distância intra-sectorial na linha defensiva, havendo aqui um défice de coberturas e uma distância inter-sectorial linha defensiva – linha média, muito por causa das características ofensivas dos dois médios, Xhaka e Zuffi.

Nos corredores laterais, acreditamos que teremos vantagem no 1×1 devido ao espaço existente nas costas dos alas.

É importante vencer o jogo de hoje para mantermos aspirações de qualificação para a próxima fase, visto que ou Man Utd ou CSKA irão perder pontos hoje, só têm de aproveitar e dar uma alegria a todos nós, principalmente aos dez mil que estarão logo nas bancadas do St. Jakob-Park em Basileia. 

Aperta contigo Benfica!!