No golo sofrido, Bruno Varela (BV) podia ter feito melhor, em particular a forma como faz a mancha. No entanto, isso é um somenos.
Nos lances de 1xGR Bruno Varela esteve bem e aí nada lhe podemos apontar.
No entanto, há dois pecados capitais do internacional sub-21.
Defensivamente, está sempre demasiado recuado para quem pretende jogar com uma linha defensiva tão alta. Seja em organização defensiva seja em situações de cruzamentos, Varela está sempre muito preso à linha e é pouco lesto a sair de entre os postes. O golo sofrido é disso exemplo, onde a bola poderia ter sido interceptada pelo guardião antes de chegar ao segundo poste.
A nível ofensivo reside a maior falta de enquadramento de Bruno Varela face ao contexto atual. O Benfica não é o Vitória de Setúbal (sem qualquer desprimor para a equipa setubalense). Apesar de não ter um jogo de pés de “meter medo”, o guarda-redes optou quase sempre por bater na frente ao invés de sair a jogar. Foram essas ações que permitiram que o Vitória crescesse. Entre os minutos 46 e 48:30, por exemplo, BV pontapeia a bola 4 vezes, acabando esta por terminar na posse dos jogadores do Vitória e originando novos ataques. A continuidade de posse de bola e de ataques organizados do Vitória deu-lhes alento para animicamente crescerem no jogo. Atenção, que isto poderão ter sido indicações de Rui Vitória (até como forma de proteger a defesa e o guardião) e Bruno Varela poderá até nem ter culpa. Seja como for, este é um aspeto que não se coaduna com o estilo de jogo que o Benfica tem que impor. Isso e os 10 segundos que BV se demora a levantar cada vez que vai ao chão para apanhar a bola.
Já não estás no Vitória de Setúbal caríssimo, e esta é a altura em que tens que entender isso se quiseres vir a ter uma oportunidade “real” no Sport Lisboa e Benfica. Não se perde tempo, e a bola é demasiado preciosa para a atirarmos para o ar e rezarmos para que seja um colega nosso a apanhá-la… quanto a concentração, esta tem que estar presente em todos os lances e tens que aprender a movimentar-te cada vez que a bola esteja no nosso meio-campo defensivo. Mesmo que te pareça irrelevante, não o é. São os pequenos detalhes que fazem os grandes guarda-redes.
Concordo com a análise.
Parece me que ele se esconde dentro da baliza por ainda não estar confiante.
O mesmo de bater a bola na frente e não sair a jogar de forma mais eficaz.
Contudo algo me diz que podemos confiar neste rapaz e nas suas qualidades. Não me parece que fiquemos melhor se formos buscar alguém fora.
Vamos apostar no miúdo e ajudá-lo a crescer já nesta quarta-feira.
Carrega Benfica
GostarGostar
Excelente post. Gostaria só de fazer uma sugestão: poderiam adicionar imagens que complementem as análises, nem que fossem 2/3, pois facilita muito a compreensão do que está a ser dito. de resto, continuem 🙂
GostarGostar
Ederson é já um Gr de topo mundial. E quem quer que venha agora irá levar com todas as comparações, o que não será bom. Ainda bem que fomos habituados tão bem com o Ederson. Não podemos é pedir a alguém que não é ele e que já vimos que nunca será que faça o mesmo. Não sei se terá o que é preciso para ser titular no Benfica. Mas até o Júlio César parece queria perdeu muito com as lesões todas. Acho mesmo que era preciso um reforço para a baliza, e defesa direito.
Estes são os meus pensamentos.
GostarGostar
Jà vi que és um fantástico treinador de guarda redes que devia estar a treinar os guarda desde do Benfica. Pena que o que dizes ser um chorrilho de asneiras. E algumas mentiras!
São os pequenos pormenores que fazem os grandes guarde redes. Eu diria mais, são as pequenas mentiras que fazem os grandes comentários.
GostarGostar
Felisberto, quando dizes “fantástico treinador de guarda-redes” referes-te a quem?
GostarGostar
Eu acho que houve um Varela até ao golo deles e outro depois…pareceu-me que ficou afectado, em termos de confiança, por não ter interceptado aquela bola – idealmente, como diz o Chalana, tê-lo-ia feito logo com o cruzamento e a bola não teria chegado ao segundo poste.
Até ao golo, ele estava a ajudar a controlar a profundidade, saindo da baliza sempre que foi necessário. Depois do golo, sim, começou a refugiar-se entre os postes e nem aos cruzamentos que sobrevoaram a pequena área saíu…
Continuo a achar que precisamos de um titular de caras para a baliza, mas o Varela é um segundo guarda-redes confiável.
GostarGostar
Eu acho q é MUITO precoce avaliar o BV e ainda mais nestes termos. O miudo foi contratado pelo q de bom tem feito na carreira cm a perspectiva de crescer e era para ser o 2 esta época e o 1 na proxima época, pq n acredito q o JC mantenha-se no SLB mais q este ano. Infelizmente joga numa posição em q qq erro é GOLO do adversario, o q faz da posição uma coisa super ingrata.
Eu n acho q o miudo esteve mal mas tb acredito q qt mais jogar, mais confiança vai ter e melhor vai ser o jogo dele.
Agora injusto são as comparações, já q se ele fosse igual ao q saiu, era ele q tinha custado 40 milhoes ao MC..
Por isso, vamos ter paciencia cm o miudo e vamos dar confiança a ele, pq acho q ele tem qualidade para ser um bom GR e confio no trabalho dele..
GostarGostar